DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

quinta-feira, 31 de março de 2016

POR QUE DEIXEI DE SER ESQUERDA.



               




Logo que triunfou a revolução armada contra o Ditador Anastasio Somoza na Nicarágua,em 1979, que ficou conhecida na historia como a Revolução Sandinista, sai da empresa privada para trabalhar para o novo governo revolucionário na estatal Direção Geral de Construções, braço administrativo financeiro do Ministério da Construção encarregada das obras do estado. Fui levado por um amigo, antigo militante Sandinista, Aquiles Montoya, que conhecera no meu emprego anterior e que ao igual que eu e a maioria do povo, lutamos contra a Ditadura e agora estávamos dispostos a oferecer nosso empenho para trabalhar na consolidação da revolução.
Tinha na epoca 19 anos e como todo jovem, me corria nas veias um turbilhão de fervor revolucionário com a esperança de ajudar a construir uma nova Nicarágua, mais justa, democrática, e livre da corrupção depois de quase meio século de uma ditadura de direita dinástica e corrupta : a ditadura dos  Somozas. Trazia no meu curriculum o ter sido no passado um atuante dirigente estudantil quando estava no ensino médio, tendo sido preso e torturado pela policia politica Somocista.
.Logo que comecei a trabalhar no Departamento de Contabilidade onde fui designado, tive a surpresa de ter como colegas de trabalho dois grupos diferentes: Os antigos empregados do governo anterior, a maioria Somocistas, pois ao igual que hoje, para ser funcionário publico, tinha que estar afiliado ao partido no poder; e outro grupo formado pelos novos empregados, jovens revolucionários, sem experiência de como a maquina funcionava, tendo por tanto os velhos Somocistas como nossos chefes na hierarquia, a pesar de considera-los como “velhos atrasados e reacionários”. Apesar disso, aprendemos a conviver em harmonia, a despeito de nossas diferenças ideológicas, e ate fizemos boa amizade. 
Logo nos primeiros meses, o novo governo  lançou uma Campanha Nacional de Alfabetização, seguindo o método de ensino do brasileiro Marxista Paulo Freire. Foi uma coisa fantástica nunca vista antes na historia da America Latina. Toda a juventude se engajou nessa cruzada, as universidades e escolas de ensino médio fecharam para que seus estudantes adentrassem nos lugares mais recônditos do pais na guerra contra o analfabetismo. O objetivo era “supostamente” alfabetizar nossos irmãos operários e camponeses. Eu, como morava e trabalhava na capital, fui voluntario das Milicias Operarias Alfabetizadoras (MOA)  alfabetizando os companheiros pedreiros das obras do governo. Isto acontecia após a minha jornada de trabalho no mesmo canteiro de obra, onde se improvisavam cadeiras e mesas com tabuas e blocos de cimento, junto com  quadro negro, giz e lapiz, e as cartilhas de ensino, que depois vim saber, foram editadas, fabricadas e doadas pelo governo cubano.  
Os alfabetizadores nos reuníamos todos os sábados pela tarde para receber dos nossos dirigentes políticos as diretrizes de cada modulo a ser passado como conhecimento ao alfabetizando.  As orientações eram levar as mensagens politica e ideológica da revolução junto com o aprendizado. Tudo estrategicamente elaborado, pela cartilha, para fazer uma verdadeira lavagem cerebral, combinando palavras e frases  que fizessem propaganda  politica e ideológica da revolução e do Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) . Por exemplo,  quando chegava a vez de formar palavra com a letra “F”  eram direcionadas a propaganda do FSLN , aprendendo a escrever a palavra  "FRENTE"  e quando a letra era a "S" a primeira palavra que aprendia a escrever era “SANDINISTA” e assim depois de certo tempo o alfabetizando aprendia a escrever a sua primeira frase: “O FSLN NOS LIBERTOU DA IGNORANCIA!  VIVA O FSLN!”. Claro que percebi que era pura lavagem cerebral, eu já tinha lido a Revolução dos Bichos de George Orwell, mas sendo eu Sandinista e Revolucionário Marxista Leninista  de carteirinha, me convenci da necessidade de tomada de consciência de classe do analfabeto oprimido, tal como estipulava o método  Freire. Porém meses depois aconteceram dois fatos que mudaram por completo a minha “consciência revolucionaria”!
A PRIMEIRA DECEPÇÃO.  Com o meu dom nato de dirigente politico, me destaquei na formação dos Conselhos de Defesa da Revolução Sandinista (CDS) no meu bairro e participava ativamente nas palestras e discursos políticos em favor da revolução o que me fez merecer a Carteirinha da Juventude Sandinista Especial , a qual  me dava  acesso a lugares onde um cidadão comum  não teria. E foi num desses lugares que fui convidado por uma companheira de militância. Era uma festa que se realizava numa luxuosa mansão de um general do antigo regime que tinha fugido para Miami. Depois de devidamente identificado e registrado (portava o meu fuzil M-16 que usei na guerra) me foi permitida a entrada. O que presenciei me deixou, com a boca aberta. Era uma festa digna da mais alta burguesia, regada a whisky e cigarros americanos e charutos cubanos acompanhados de suculentos e fartos pratos.  Cabe lembrar que acabáramos de sair dum conflito armado que destroçou  a nossa  economia, e onde os Somocistas tinham saqueado os cofres públicos e levado o produto do roubo  para os Estados Unidos.  Pelo menos era essa a informação dada pelo novo governo. Extra muro toda a população fazia longas filas para obter os alimentos básicos e até o papel higiênico, tudo racionado! . A festa, era para dar as boas vindas aos “nossos irmãos Socialistas Internacionalistas” que vinham de fora para apoiar a nossa Revolução. Lembro-me de ter conversado na época com uns brasileiros.
A MINHA SEGUNDA DECEPÇÃO: Como trabalhava como auxiliar administrativo na contabilidade, minha função consistia em separar, catalogar e somar os gastos de cada projeto em andamento. Começaram a aparecer na minha escrivaninha -vindas não sei de onde- notas fiscais e recibos forjados, de uma suposta obra do governo que levava o nome do Ministério do Interior. Nestes constavam gastos de mobílias e artefatos de luxo do tipo tapetes do Irã, equipamentos para piscina térmica e outros supérfluos, Decidi investigar por conta própria qual seria a origem destes gastos absurdos e fiquei sabendo que na realidade era uma reforma de uma mansão  destinada para o Ministro do Interior, Tomas Borge, um dos fundadores do FSLN e chefe da temidas policia secreta do regime, que diariamente nos seus discursos atacava a burguesia nos  seus modos agir e de viver luxosos. 
 A MINHA REVOLTA : Não sei se foi coincidência, ou o destino que  no Sábado subsequente, na reunião de alfabetizadores, foi abordado como tema da próxima lavagem cerebral :“abrir mais um buraco no cinto do trabalhador”  - o que significava exigir mais “sacrifícios revolucionários”  ao já esfomeado operário, preparando-o para mais racionamento de alimentos, com o novo pretexto de que  nossa Revolução estava passando por uma crise econômica sem precedente, agora por culpa  do Imperialismo Americano. Eu sofro de uma grave neurose: Não fico calado perante injustiças!  Tomei a palavra e reclamei dizendo que nao cabia na minha consciência ter que  falar  para um pedreiro que não recebia salário há meses , somente cesta básica e ainda RACIONADA, que teria que  passar ainda por mais necessidades enquanto os Comandantes da Revolução  se davam vida de luxo, bebendo e comendo do bom e do melhor, e usufruindo  mordomias  que eles mesmo condenavam. Falei que estava parecendo real o Romance Ficção “ A REVOLUÇÃO DOS BICHOS” de George Orwell.    
Foi ali  que começou a minha desgraça- ou a minha libertação. Um companheiro militante , apelidado de cobra, um sujeito franzindo, com marcas no rosto devido ao Acne, sem sobrancelhas (tal vez ahi o apelido) que nunca nos acompanhava nas nossas saídas de fim de semana,  sujeito estranho, super. reservado que quase não falava com ninguém, desta vez se manifestou. Com expressão de ira no rosto, levantou-se  da cadeira e com o dedo em riste, com a boca cheia de baba, cuspindo nos que se encontravam sentados ao seu lado, gritou que ele já vinha observando as minhas atitudes reacionárias me chamando de contrarrevolucionário inimigo da revolução e agente da CIA! Estas graves acusações na época, poderiam me levar imediatamente a prisão e a tortura e na pior das hipóteses ser fuzilado como traidor da Revolução, sem julgamento. GRAÇAS A DEUS, um dos Engenheiros da obra do Ministério do Interior, que estava presente -pois também era voluntario alfabetizador- tomou coragem e saiu na minha defesa, confirmando  a minha denuncia sobre a utilização dos recursos públicos para fins pessoais de parte do ministro Tomas Borges!
Na segunda feira, veio a surpresa: fui desligado do projeto de alfabetização e  transferido do Departamento de Contabilidade -onde trabalhava com conforto e ambiente climatizado- para um deposito de grãos, quente , sem ventilação e fétido, cheio de ratos e baratas,  O meu amigo e chefe  Imediato, Aquiles Montoya,  não pode fazer nada em meu favor pois a punição “vinha das altas esferas”. Um ano depois a Providencia Divina me trouxe para o Brasil e aqui estando, se desatou outra guerra na Nicaragua, desta vez contra a nova ditadura Sandinista, apoiada pelos Rusos, e os “Contras” como eram chamados os que eram contra o governo Marxista, apoiados pelos Estados Unidos, que culminou- depois de quase uma década de enormes perdas humanas e materiais de ambos os lados, em que não houveram vencedores,  num acordo de paz com comprometimento do governo  a convocar eleições livres e supervisionadas internacionalmente. Em 1992 foi eleito o primeiro governo democrático depois de décadas de governos autoritários e corruptos, de direita e de esquerda.
Hoje a Nicarágua- que virou o segundo pais mais pobres da América Latina atrás somente de Haiti- esta governada de maneira autoritária por Daniel Ortega, o mesmo que coordenava a junta revolucionaria dos anos 80 e que de maneira astuta e perversa, seguindo o exemplo do seu mentor Fidel Castro, expurgou e aniquilou seus antigos aliados, instalando um governo ditatorial e dinástico onde a sua mulher, Rosario Murillo, ocupa o cargo de vice presidente e seus filhos e parentes controlam quase tudo-.
 Atualmente a ditadura Ortega-Murillo sofre sua maior crise politica, com manifestações nas ruas onde o povo clama por democracia, com eleições livres e um basta a corrupção. A ditadura responde com violenta repressão já chegando a mais de 500 manifestantes mortos ,mais de 700 presos políticos e milhares de exilados, assim como  e o fechamento de vários meios independentes de informação e encarceramento de jornalistas que criticam o desgoverno. O regime da Nicaragua, ao igual que o da Venezuela- é apoiado pelos regimes tenebrosos da Rússia, China, Siria, Coreia do Norte, Cuba, Bolívia  e ate pouco tempo pelo Brasil no antigo regime de esquerda do Lula da Silva e pelo Foro de São Paulo.
 Graças a Deus com o novo governo a situação se reverteu com o Presidente Bolsonaro manifestando sua aversão a regimes ditatoriais de esquerda.
               



Nenhum comentário: