DEMOCRACIA Y JUSTICIA

DEMOCRACIA É NOSSO LEMA!
JUSTIÇA É O NOSSO PROPÓSITO
A PAZ O NOSSO OBJETIVO.!

LA DEMOCRACIA ES NUESTRO LEMA
LA JUSTICIA NUESTRO PROÓSITO
LA PAZ NUESTRO OBJETIVO!

terça-feira, 22 de março de 2016

A FALTA DE AGUA







REFLEXÕES AMBIENTAIS E EXISTENCIAIS  NO DIA MUNDIAL DA AGUA
(SÓ DAREMOS VALOR A ÁGUA, QUANDO O POÇO SECAR) Tomas Fulber.
Nos meus 55 anos de vida, nunca pensei que iria a passar por uma crise de falta de água.  Apesar de ter acompanhado as mudanças climáticas no Brasil e no mundo , e a crise hídrica em outros estados e cidades, ate há pouco tempo atrás jamais imaginara que iria a sofrer as mesmas necessidade do precioso líquido que via pela TV . Eu já lera anos atrás sobre as profecias do Médium Adormecido, Edgard Cayse de que o mundo iria a passar por grandes mudanças climáticas .Quando a falta de agua estava na Região Sudeste, e bem antes de que chegasse aqui no Sul da Bahia, eu já economizava água de varias maneiras que comentarei  a seguir.
Tentarei colocar algumas observações tiradas de artigos e reportagens sobre o assunto , só para relembrar .

1-      A Agua esta cada vez mais escassa, por que esta chovendo menos ,(em torno de 40% segundo especialistas) ; pela alta concentração demográfica nas metrópoles, e principalmente pela falta de PREVIDENCIA, pois as pessoas NÃO  se preocuparam em economizar o precioso liquido e preservar suas fontes mananciais.

2-      A situação é IRREVERSÍVEL, ou seja, pode voltar a chover,como esta acontecendo em algumas regiões, porém o clima do planeta não vai voltar a ser como antes. Isto vem sendo avisado pelos especialistas desde a década passada.

3-      Com a falta de chuva sobe tudo, começando com  a energia elétrica, pois a maior parte dela provem de hidrelétricas que precisam de água para funcionar.  A alternativa das usinas termoelétricas  são mais caras o que aumentaria os custos de produção. A água mineral já aumentou assim como a água dos caminhões pipas vindo de outras regiões pois a água salobra que sai das torneiras não e potável . A maior parte dos  alimentos que consumimos dependem da chuva, não tendo, diminui a produção o que eleva o preço.

4-      O QUE FAZER? Ao meu ver, primeiramente pedir PERDÃO a Deus e aos elementares que cuidam da natureza e especificamente a água, pelo mal uso, pelo descuido, e pelo desperdício dela. Segundo cuidar das nascentes, reflorestando o que restou, cuidando das matas ciliares, etc. Terceiro: Criar Politicas Públicas audazes e imediatas para mitigar o diminuir o impacto da falta de água , sejam construindo represas, sejam dando descontos para quem economiza e multando para quem desperdiça , como vem acontecendo em São Paulo.  Também incluir imediatamente no curriculum escolar, matéria OBRIGATÓRIA, sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade para a sobrevivência das  futuras gerações. E Quarto, começar a economizar água, não importando se a sua cidade ou região esta ou não passando por seca. Cada cidadão tem que fazer a sua parte, mudando de hábitos tais como:

Ø  Tomar banho rápido e colocar uma bacia para reaproveitar a agua para lançar na privada ou lavar a calçada ou pátio, como eu faço.
Ø  Fechar a torneira enquanto lava os dentes , faz a barba e lava a louça (Eu adaptei um dispositivo onde a água é ativada através de um pedal ligado a uma bomba de água). Também reaproveito  ou reciclo a agua que fica retida na pia pelo uso de um tampão na mesma.
Ø  Aproveitar a água da chuva através de tubulações conectadas as calhas dos tetos. Filtre e ferva se necessário para cozinhar e fazer café.(Eu guardo em garrafas Pets de 2 litros de refrigerantes)
Ø  Não lave carros, calçadas, pátios desperdiçando água. Use uma franela com um balde água para lavar seu meio de transporte e as calçadas e pátios reutilize a água da chuva ou a que sobrou do banho ou das outras situações acima descritas.
Ø  Economize energia elétrica pois ela depende da água como foi dito.
Ø  Reclame do seu vizinho se este não tiver consciência e estiver desperdiçando o precioso liquido.

E que DEUS tenha MISERICORDIA DE TODOS NÓS e do que FOI chamado um dia de  Planeta Agua. !
Para não dizer que não AVISEI  das flores!

Nenhum comentário: